Prazo para licenciamento de veículos com placa final 7 é dia 31

O licenciamento anual dos veículos automotores é indispensável para que possam continuar transitando regularmente pelas vias públicas. O departamento estadual de trânsito (Detran) informa que no próximo dia 31 de junho vence o prazo para veículos com placa de final 7.

Também vence a 2ª cota para veículos com placa de final 8 e dar inicio a 1ª cota para placas de final 9. Os veículos devem estar com seus débitos devidamente pagos, evitando transtornos em relação a acidentes e possíveis transferências de proprietário.
O Detran alerta, ainda, aos proprietários, que não receberam os boletos de pagamento das taxas que os mesmos podem ser retirados no site (http://detran.ac.gov.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=67) ou na sede de serviço de veículos do Detran, localizado na Av. Nações Unidas, nº 2.137 – Bairro Estação Experimental (em frente ao 7º BEC).
Onde são aplicados os tributos do licenciamento?
Apesar de estar vinculado à propriedade de um veículo automotor, o IPVA é um tributo de arrecadação, supervisão e fiscalização da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), confirme a lei complementar 144/02. De todo o montante arrecadado, metade é repassada ao Estado e a outra parte ao município no qual o veículo estiver licenciado.
A receita referente ao Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (Dpvat) é destinada para o pagamento de indenizações às vítimas de acidentes. A obrigatoriedade da contribuição regular ao Seguro Dpvat está disposta na Lei 6.194/74.

Mais informações:

 

ASSESSORIA DETRAN
 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.