No Acre, Detran encerra Semana Nacional de Trânsito com prêmios para motociclistas

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) e parceiros encerram as atividades da Semana Nacional de Trânsito nesta quarta-feira, 25, com blitz de conscientização no 2º Distrito da capital.

A ação foi realizada em parceria com o Grupo Star, Coordenação de Educação de Trânsito e Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito do Detran/AC e ocorreu no Dia Nacional do Trânsito, 25 de setembro.

Durante a blitz, alguns motociclistas abordados e que estavam de acordo com os padrões de segurança exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foram contemplados com prêmios, como revisões e capacetes.

Para o estudante Rafael Sobreira, foi uma surpresa ser parado em uma blitz e ainda ganhar como prêmio a revisão da sua moto.

“Porque eu estava com capacete afivelado, viseira abaixada e sapatos adequados fui contemplado com este prêmio.  Fiquei muito feliz, pois eu estava fazendo algo para a minha própria segurança”, afirmou.

De acordo com o presidente do órgão de trânsito Luiz Fernando Duarte, o público alvo das ações educativas do Detran foram os motociclistas. “Devido ao alto índices de acidentes envolvendo os motociclistas em nosso Estado decidimos focar no trabalho de conscientização voltado a eles”, ressaltou.

“Por culpa dos outros eu já sofri um acidente de trânsito, tem condutores que não têm nem conhecimentos das placas de sinalização. Eu achei esta ação do Detran maravilhosa!”, declarou a mototaxista,  Maria de Jesus.

Em Cruzeiro do Sul

No capital do Juruá, a equipe da 1ª Circunscrição Regional de Trânsito  (1ª Ciretran) e Prefeitura municipal de Cruzeiro do Sul realizaram  nesta quarta-feira, 25, o encerramento da Semana Nacional de Trânsito na praça do Centro Cultural da cidade com diversos mototaxistas e população em geral.

Participaram também do evento, o secretário Municipal de Trânsito, Tiago Araújo e o comandante do Pelotão de Trânsito, Tenente Belo. Durante o evento foram sorteados brindes para os presentes.

 

 

Agência

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.