Pagamento com desconto do IPVA para placas finais 3 e 4 termina nesta sexta-feira

Agência de Notícias

Proprietários de veículos com placas finais 3 e 4 que desejam fazer o recolhimento do valor referente ao Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto de 10% devem ficar atentos. O prazo máximo para pagamento das guias na rede bancária credenciada termina nesta sexta-feira, 26.

Diferente do Licenciamento, o IPVA começa a ser recolhido dois meses antes do prazo final, que para estas placas se encerra no último dia útil de abril. No dia 26 de fevereiro também vence a primeira cota do imposto para os contribuintes que optarem pelo pagamento de maneira parcelada.

As guias para recolhimento no Banco do Brasil e Caixa Econômica, além de seus correspondentes e internet banking, podem ser emitidas no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) www.detran.ac.gov.br. Para consultar os débitos, basta clicar nas seguintes abas: Veículos > Serviços Online > Emissão de Débitos > Digitar Placa e Renavam.

Multa

Conduzir Veículo que não esteja devidamente licenciado é infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A pontuação decorrente da autuação (7 pontos) é intransferível e vai automaticamente para o prontuário do proprietário do veículo, legalmente responsável pelo licenciamento do mesmo.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.