Detran esclarece que é falsa a informação sobre multa a condutores sem máscaras

Agência de Notícias 

O Departamento Estadual de Trânsito do  Acre (Detran/AC) informa que é falsa a informação que circula sobre aplicação de multa em motoristas que estiverem conduzindo veículo sem o uso de máscara.

A notícia falsa, que circula na internet e em grupos de Whatsapp, diz que o Detran e a Polícia Militar irão penalizar quem dirigir sem usar máscaras e que o valor referente à  penalidade é de R$ 128.

A falsa informação diz ainda que a suposta multa custaria 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.

O Detran/AC esclarece que a informação não procede e que toda e qualquer comunicação oficial da autarquia é divulgada no site da Agência de Notícias do Acre e no seu próprio site, como também em suas redes sociais.

“Solicitamos que as pessoas tenham atenção e verifiquem a veracidade quando receberem alguma notícia sobre o Detran, já que, mesmo de boa-fé, podem compartilhar fake news e provocar a desinformação da população”, diz Luiz Fernando Duarte, presidente do Detran/AC.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.