Detran Acre realiza ação educativa em bares e restaurantes de Rio Branco

Que atividade maravilhosa!” declarou a pedagoga Marly Souza, sobre o trabalho de conscientização do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) na noite desta sexta-feira, 17, em bares e restaurantes de Rio Branco.

A ação faz parte da programação do Maio Amarelo e visa a alertar o publico presente nos estabelecimentos comerciais sobre os perigos da mistura de álcool e direção.

Segundo Cléia Machado, coordenadora de educação de trânsito da autarquia, a intenção do trabalho não fazer com que as pessoas parem de beber, mas sim, de que não dirijam sob o efeito de álcool.

“Todos têm o direito de se divertir, não queremos proibir as pessoas de beber, nossa intenção é conscientizar  condutores para que quando saiam dos bares procurem alternativas para um retorno seguro às suas famílias. Ficamos felizes com a receptividade dos proprietários dos estabelecimentos e da população que aceitou bem nossas orientações”, afirmou.

Para o proprietário de um bar na região do Novo Mercado Velho, Silvio Brasil, que autorizou a ação dos educadores em seu estabelecimento, cada um é responsável pelos seus atos. “Agora com os aplicativos de transporte facilitou muito a vida das pessoas que querem beber e ir para suas casas em segurança”, disse.

 

 

Agência 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.