Detran inicia ações pré-Carnaval em Rio Branco

Carnaval é época de alegria e diversão, mas uma atitude errada pode acabar com toda a festa. Por isso, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) iniciou nesta segunda-feira, 17, a ação pré-Carnaval com foco em abordagens educativas para conscientizar a população.

As atividades pré-Carnaval serão realizadas em pontos estratégicos da cidade e encerram na quinta-feira, 21. A festa é considerada uma das mais tradicionais do Brasil, reúne milhares de pessoas em espaços públicos e privados. Os educadores do Detran alertam à população sobre os perigos de misturar bebida alcoólica e direção.

“Também orientamos sobre os riscos de acidentes em locais com concentração de pessoas e veículos durante o Carnaval. É preciso redobrar a atenção nesses pontos”, explica a coordenadora de Educação de Trânsito, Cléia Machado.

Na sexta-feira, 22, inicia o Carnaval. Neste período, os educadores vão realizar abordagens educativas nos bares e restaurantes da capital, bem como nos pontos de realização das festas para lembrar aos foliões que a mistura de álcool e direção pode ser fatal.

“Quem consumir álcool, não deve dirigir. Deve procurar alternativas de transporte, como o ‘amigo da rodada’, transporte de aplicativos, táxi, etc. É pelo bem de todos”, recomenda.

O motociclista Jhonatan Costa trabalha como auxiliar fiscal e vai aproveitar o Carnaval para descansar, mas espera que os foliões sejam mais conscientes neste período. “As pessoas ficam agitadas, pensando somente no momento da festa, elas têm que ter consciência de que dirigir e beber pode trazer consequências gravíssimas para todos”, afirma.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.