Detran realiza Operação Visibilidade em Rio Branco

Agência de Notícias

Com intuito de coibir atitudes infratoras e auxiliar na fluidez viária, os agentes da Coordenadoria Integrada e Fiscalização de Trânsito (Ciftran) estão diariamente nas ruas de Rio Branco realizando a Operação Visibilidade. A ação começou durante a pandemia e será estendida até o fim do ano.

“Como o próprio nome já diz, os agentes ficam circulando pelas ruas de forma visível para os condutores”, afirma o coordenador da Ciftran, Ícaro Roque Pinheiro.

Os agentes realizam rondas de monitoramento em pontos estratégicos da cidade, onde há grande fluxo de veículos e pessoas, buscam coibir atitudes infratoras, como avanço de semáforos e conversão perigosa, o que promove a segurança de motoristas e pedestres.

Em casos de acidentes, os servidores também auxiliam para manter a fluidez nas vias, evitando engarrafamentos. “Sempre que somos acionados pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), vamos atender a ocorrência de acidentes”, afirma Pinheiro.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.