Secretaria da Fazenda divulga calendário do IPVA 2021

Agência de Notícias

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda, definiu as datas de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2021 para os veículos do estado, com desconto de 10% para o pagamento integral do imposto para os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única.

De acordo com o calendário, o vencimento da cota única e da primeira parcela será no mesmo dia, a partir de 29 de janeiro de 2020, conforme o número do final da placa do automóvel.

A portaria nº 342, de 9 de dezembro de 2020, que concede o desconto com as tabelas dos valores venais dos veículos, bem como os prazos, está publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 10.

Conforme a portaria publicada hoje, o IPVA deverá ser pago em cota única ou em três parcelas mensais, iguais e sucessivas. Para o pagamento do imposto, o proprietário deverá emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) por meio do site www.detran.ac.gov.br, ou retirá-lo no Posto Fiscal do IPVA, localizado nas dependências do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), ou nas agências da Sefaz de cada município.

O IPVA é uma fonte de arrecadação que ajuda o Estado e os municípios a realizarem políticas públicas nas mais diversas áreas, além da conservação de estradas.

Confira, abaixo, o calendário de vencimento do IPVA 2021 para veículos automotores usados:

Pagamento poderá ser efetuado em cota única ou em três parcelas, de acordo com o algarismo final da placa


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.