Estado entrega novos bafômetros a agentes de trânsito do Detran

Agência de Notícias

O governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), realizou nesta quinta-feira, 7, a entrega de novos etilômetros aos agentes de trânsito da autarquia.

Popularmente conhecidos como “bafômetros”, os aparelhos entregues pelo governo são modernos e possuem a função de detectar sinais de embriaguez mesmo com o condutor distante, apenas pela respiração, além de possuírem a função de detectar pelo sopro.

Os equipamentos serão utilizados nas atividades de fiscalização de trânsito com o objetivo de coibir o a mistura de álcool e direção.

Segundo o presidente do Detran/AC, Luiz Fernando Duarte, todos os municípios do estado receberão etilômetros. “Fizemos um investimento com a aquisição de 40 aparelhos, a fim de atender a demanda de todos os municípios, e assim garantir mais segurança para a população”.

Os agentes de trânsito do Detran, por meio da Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran) foram os primeiros a receber os novos equipamentos. A Diretoria de Operações do órgão já elaborou um cronograma de entrega para atender os demais Batalhões de Polícia de Rio Branco e municípios.

“Estamos felizes com a aquisição dos novos etilômetros, que são os mesmos utilizados pela Polícia Rodoviária Federal, e que atendem as nossas necessidades operacionais de trânsito”, afirma o coordenador da Ciftran, Ícaro Roque.

 

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.