Rbtrans decide suspender cobrança da zona Azul até que nova empresa seja contratada

Por Marcelina Freire

A Prefeitura de Rio Branco decidiu suspender a cobrança de estacionamento na região da Zona Azul. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, 05, pela Superintendência Municipal de Trânsito de Rio Branco (RBTrans). De acordo com o superintendente do órgão, Anízio Teixeira, o contrato com a empresa encerrou e a cobrança deverá ficar suspensa até que uma nova empresa seja contratada.

“O contrato com a Sertel (empresa responsável pela cobrança até então) era de sete anos, e já está encerrando agora. Vamos abrir um novo processo licitatório para contratação de uma nova empresa. Portanto está suspensa, não é que acabou”, disse Teixeira.

O responsável pela autarquia explicou que não se trata de extinção da Zona Azul, mas sim de uma suspensão de cobrança. “Queremos deixar claro que não se trata de uma extinção da Zona Azul... Estamos falando de suspensão do pagamento não em extinção” garantiu.

Segundo a Rbtrans , no período que estiver sem nova cobrança, a prefeitura irá disponibilizar equipes para realizar ações educativas de conscientização e orientação do bom uso do espaço.  O processo licitatório para contratação de uma nova empresa para ficar responsável pelos estacionamentos rotativos na capital acreana deve durar pelo menos 90 dias.

Questionado sobre a situação de pessoas que usam aplicativo e ainda possuem saldo, o representante da empresa disse que vai ser feita a devolução. Os clientes devem, a partir do dia 12 de abril, procurar a empresa, que fica localizada na Rua Rio Grande do Sul, n°42.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.