Prefeitura de Bujari leva projeto Saúde Itinerante às comunidades da Floresta Estadual do Antimary

A Prefeitura Municipal de Bujari, por meio da secretaria de Saúde, promove neste sábado 26, na sede da Funtac localizada no ramal do Ouro, o projeto Saúde Itinerante, para atender as comunidades da Floresta Estadual do Antimary. Médicos de várias especialidades, odontólogos e equipes para realização de exames e vacinas estarão à disposição durante todo o dia para atender a população. 

O atendimento acontecerá a partir das oito horas, com médicos clínico-geral, odontólogos, ginecologistas, pediatras, geriatras, psiquiatras e infectologista, além da realização de exames laboratoriais, Ultrassonografias, Eletrocardiogramas, Vacinação, PCCUs, aferição de pressão arterial e distribuição de remédios, entre outros atendimentos.
O prefeito de Bujari, Tonheiro Ramos, falou da preocupação em ajudar as famílias que não tem acesso aos serviços básicos de Saúde. "É fundamental levarmos a administração, com nossos serviços primordiais, para onde o povo está, onde ele está precisando. As comunidades rurais e ribeirinhas são muito carentes desse atendimento, uma vez que se encontram distantes dos centros urbanos e dos postos de saúde. Estamos proporcionando, com esta modalidade de atendimento, uma melhor qualidade de vida para pessoas humildes, que precisam e que devem ser incluídas nos programas sociais e nas nossas ações", afirmou.

O atendimento acontecerá durante todo o dia, e será finalizado quando o último paciente for atendido.

 

 Assessoria/Bujari


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.