Em apenas dois dias, as atividades de atendimento ao público já dão bons resultados


Inaugurada no dia 3 de junho, pelo governador Tião Viana e o prefeito Marcus Alexandre, a Unidade de Pronto Atendimento Franco Silva, a UPA da Baixada, como é chamada, atendeu 246 pacientes em dois dias de funcionamento, já que as atividades de atendimento ao público foram iniciadas na última segunda-feira (7).

A UPA foi construída em uma região que abrange cerca de 18 bairros e estima-se que a população ultrapasse as 95 mil pessoas. O pedreiro Francisco Chagas, morador do bairro Bahia, já busca atendimento na nova unidade de saúde da região.

A Unidade de Pronto Atendimento da Baixada disponibiliza para a população da localidade atendimentos clínicos de urgência e emergência para adultos e crianças, observação médica, além de exames, como raio x, dentre outros. Quem buscou atendimento na unidade enlatasse a existência da UPA na Baixada da Sobral.

Com a construção da terceira unidade na cidade de Rio Branco, governo e prefeitura visam melhorar o atendimento da saúde para a população, já que no local trabalham cerca de 60 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos e pessoal de apoio. Ao mesmo tempo, a nova unidade irá desafogar o atendimento das Upa???s do Tucumã e do Segundo Distrito.

Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.