Números de infectados sobe para 5.841 em Rio Branco

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) registra um aumento de 241 novos casos de contaminação por coronavírus, nesta sexta-feira, 29. Em 24 horas, o número oficial de casos confirmados saiu de 5.600 para 5.841.

A Sesacre também informa o registro de mais 13 óbitos por Covid-19. São 11 homens e duas mulheres com idades entre 36 e 92 anos. Assim, o número de mortes pela Covid-19 salta de 122 para 135.

As mulheres são:

O primeiro caso é da paciente F. T. A. N., de 77 anos. Ela deu entrada no dia 22 deste mês no Hospital Regional de Brasileia e veio a óbito no dia 27. Era residente de Brasileia, sem registro de comorbidade.

O segundo é de J. S. L., de 81 anos, com entrada no dia 22 no Hospital Santa Juliana, era residente de Rio Branco e morreu no dia 26 deste mês, sem registro de comorbidades.

Os homens são:

A. I. U. J., de  64 anos, que foi internado no dia 25 e morreu na última quinta-feira 28, no Hospital Regional de Brasileia. Ele era residente do município de Assis Brasil, e possuía como comorbidade hipertensão arterial.

A. C. M. N., de 89 anos, foi internado no dia 22 na Fundhacre e veio a óbito no dia 24 deste mês, residente de Rio Branco, possuía hipertensão arterial, entre outras comorbidades.

N. P.S., de 92 anos, veio a óbito no dia 25 na  UPA do Segundo Distrito,  em Rio Branco. Ele era residente do município de Bujari e não possuía registro de comorbidades.

B. F. S., de 60 anos, deu entrada no dia 25 deste mês no Into e veio a óbito no dia 28, era residente do município de Xapuri, e não possui registro de comorbidades.

R. P. S. A., de  58 anos, deu entrada em hospital particular na ultima quinta-feira, 28 e veio a óbito na mesma unidade. Ele era residente de Rio Branco, sem registro de comorbidades.

F.C. M., de 58 anos, deu entrada no dia 4 deste mês no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, e veio a falecer na ultima quinta-feira, 28. Era residente de Feijó, possuía doença renal crônica.

A.F.M., de 82 anos, deu entrada no Pronto-Socorro de Rio Branco no dia 27 e veio a óbito nesta sexta-feira, 29. Era morador de Porto Acre, tinha hipertensão arterial.

F.C.B.K., de 55 anos, deu entrada no dia 23 deste mês no Pronto-Socorro de Rio Branco e veio a óbito no dia 27. Era residente de Rio Branco, possuía registro de comorbidade.

V.R.M., de 51 anos, deu entrada no dia 5 deste mês no Hospital Regional do Juruá e veio a falecer no dia 23. Era residente de Cruzeiro do Sul, possuía  comorbidades.

N. A. P., de 36 anos, deu entrada no dia 16 deste mês no Hospital Regional do Juruá e veio a óbito no dia 28. Era residente de Cruzeiro do Sul, não possui registro de comorbidades.

O décimo primeiro caso do sexo masculino foi de um homem cujas iniciais são F.F.C., de 75 anos. Ele deu entrada no dia 25 na UPA do Segundo Distrito e veio a óbito no dia 27. Era residente de Rio Branco, não possui registro de comorbidade.

Rio Branco, AC, 29 de maio de 2020.

Secretaria de Estado de Saúde do Acre

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.