Após teste rápido positivo de Covid-19, paciente de Mâncio Lima é transferido para UTI em Cruzeiro do Sul

Um paciente de Mâncio Lima, de 59 anos, foi encaminhado para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Cruzeiro do Sul (AC) na tarde deste domingo (26), após o teste rápido de Covid-19 apontar resultado positivo. O paciente deu entrada no Hospital de Mâncio Lima com sintomas de pneumonia, como o quadro não evoluía para melhora, foi solicitado exame para Covid-19, atestando positivo inicialmente. Segundo informações da saúde, o homem não tem histórico de viagem para outra cidade, e nesta semana foi submetido também a um exame de dengue, apontando como positivo.

"Esse paciente não saiu da cidade, não teve contato com nenhum caso suspeito, então é um paciente fora de qualquer suspeita. Ele chegou no hpspital com um quadro de pneumonia, mas descofiando do Covid-19 pediu o teste rápido, que deu positivo. Mas, nesta semana o paciente também teve teste positivo para dengue. Foi encaminhado para fazer a contraprova com o Suab, e só então vamos dizer se de fato ele está com o Covid-19", enfatizou a secretária Joice Gonçalves.

O pacientes deve ser submetido a um novo exame, para a contra prova. A vice-prefeita Ângela Valente divulgou um áudio no início da noite confirmando o caso.

“O momento é de maior prudência, de isolamento social. Sabemos que esse vírus já está circulando em todo mundo. Estávamos até esse momento com a expectativa de que não tínhamos nenhum caso confirmado, ainda temos a esperança de não confirmar na contra prova, mas se confirmar não precisa pânico, e temos que tomar todos os cuidados necessários”, relatou a vice-prefeita Ângela Valente.

O paciente será internado na ala de UTI especifica para tratamento de Covid-19, montada no Hospital do Juruá. Este será o primeiro paciente a dar entrada na Unidade de Terapia Intensiva, com testagem positiva para a doença.

 

JURUAONLINE


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.