Mais de 4 mil idosos acima de 74 já foram vacinados em Rio Branco

Por Márcio Nunes

A Secretaria Municipal de Saúde, Semsa,  já vacinou mais de 4 mil idosos acima de 74 anos em Rio Branco. Essa é a 5º etapa de vacinação, que tem como público-alvo os idosos de 74 a 84 anos, a vacinação dessa nova faixa etária iniciou na última quinta-feira, 25.

Ao todo, foram destinadas 8.710 doses de vacinas contra a covid-19. Desse total, 6.885 para idosos acima de 74 anos e 1.850 para trabalhadores da saúde que foram disponibilizadas imediatamente.

Após um dia de muito tumulto, com desencontro de informações e muita desorganização, mesmo agindo de forma amadora, a Secretária Municipal de Saúde, conseguiu vacinar 4.171 idosos a partir de 74 anos. 

A expectativa agora é em torno da próxima etapa de vacinação onde deverão está incluídos idosos a partir de 70 anos.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.