Mais um lote da Coronavac chega ao Acre, estado já recebeu mais de 50 mil doses, entre Coronavac e AstraZeneca

Por Marcelina Freire

Desembarcou no Aeroporto Internacional de Rio Branco no início da tarde desta segunda-feira, 25, o segundo lote da vacina CoronaVac, primeira vacina contra a covid-19 utilizada no Brasil. Desta vez o quantitativo enviado para o Acre é de 4. 800 doses que deverão ser aplicadas em trabalhadores da saúde. E idosos. 

A Coronavac é desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com Instituto Butantan. O primeiro lote desta vacina que chegou ao Acre foi de 40.760 doses. Na manhã de ontem, 24, o estado também recebeu 5. 500 doses de outra vacina, a AstraZeneca de Oxford. Com isso o Acre já recebeu mais de 51 mil doses das duas vacinas juntas.

A vacina coronavac será destinada a trabalhadores da saúde e também a idosos, no primeiro lote o imunizante foi destinado para aos profissionais de saúde e a idosos institucionalizados, ou seja, que estão em locais de longa permanecia, como abrigos e hospitais psiquiátricos, por exemplo.

A intenção do governo é vacinar em todo o estado do Acre, cerca de 18.668 trabalhadores da Saúde, sendo que 34% desse público vai ser imunizado com a CoronaVac e o restante como a AstraZeneca.  


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.