Por Marcelina Freire
Desembarcou no Aeroporto Internacional de Rio Branco no início da tarde desta segunda-feira, 25, o segundo lote da vacina CoronaVac, primeira vacina contra a covid-19 utilizada no Brasil. Desta vez o quantitativo enviado para o Acre é de 4. 800 doses que deverão ser aplicadas em trabalhadores da saúde. E idosos.
A Coronavac é desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com Instituto Butantan. O primeiro lote desta vacina que chegou ao Acre foi de 40.760 doses. Na manhã de ontem, 24, o estado também recebeu 5. 500 doses de outra vacina, a AstraZeneca de Oxford. Com isso o Acre já recebeu mais de 51 mil doses das duas vacinas juntas.
A vacina coronavac será destinada a trabalhadores da saúde e também a idosos, no primeiro lote o imunizante foi destinado para aos profissionais de saúde e a idosos institucionalizados, ou seja, que estão em locais de longa permanecia, como abrigos e hospitais psiquiátricos, por exemplo.
A intenção do governo é vacinar em todo o estado do Acre, cerca de 18.668 trabalhadores da Saúde, sendo que 34% desse público vai ser imunizado com a CoronaVac e o restante como a AstraZeneca.