Rio Branco começa a vacinar idosos a partir de 69 anos nesta quarta-feira

Por Marcelina Freire

A prefeitura de Rio Branco divulgou nesta terça-feira, 23, a definição do público-alvo da nova remessa da vacina contra a Covid-19 que chegou ao Estado na segunda-feira. De acordo com o cronograma, a partir desta quarta-feira, 24, idosos a partir de 69 anos já podem tomar a primeira dose do imunizante.

Os locais e horários de aplicação da vacina permanecem os mesmos. Dás 8h as 17h na policlínica Barral y Barral e nas Uraps Augusto Hidalgo de Lima, Roney Meireles e Eduardo Assmar. Além disso, haverá drive thru no pátio do antigo Detran (em frente ao Sétimo BEC) e na Arena Acreana.

Já para aqueles que aguardam a segunda dose do imunizante a aplicação continua ocorrendo de forma simultânea nos postos de vacinação. É possível consultar a data no cartão de vacinação de quem já tomou a primeira a dose.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.