Unidade Móvel do Hemoacre fará captação de sangue em Senador Guiomard

Para facilitar o acesso do doador ao Centro de Hemoterapia e Hematologia do Acre (Hemoacre), nesta quinta-feira, 22, a Unidade Móvel do Hemoacre estará na praça central de Senador Guiomard, das 9h30 às 16h30.

“Os interessados em doar sangue devem procurar nosso ônibus portando documento oficial com foto, podendo ser o RG, Carteira de Habilitação ou Carteira de Trabalho. Não precisa estar em jejum, o que orientamos é que não tenha feito a ingestão de alimentos gordurosos, ter idade entre 18 e 69 anos e estar com peso acima de 50 quilos”, destacou a gerente de Assistência à Saúde do Hemoacre, Elba Luzia Oliveira.

Caso o doador não possa dirigir-se à Unidade Móvel de Captação, poderá procurar a sede do Hemocentro em Rio Branco, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7 às 17 horas, na Avenida Getúlio Vargas, 2.767, ao lado do Teatro Plácido de Castro, no bairro Bosque.

“É importante que as pessoas doem sangue. Assim, nós temos a possibilidade de manter os estoques com quantidade de bolsas suficientes para atender as demandas que recebemos”, frisou Elba Luzia.

Agência


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.