Convênio possibilita a produção de 40 mil EPIs para Cruzeiro do Sul

Por Wanglézio Braga

A reitora da Universidade Federal do Acre (UFAC), Guida Aquino, anunciou em sua rede social que a instituição firmou parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul para a produção de equipamentos que serão usados no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Ontem (13), uma videoconferência foi realizada para efetivar o convênio.

“A meta é produzir 15 mil unidades de escudos faciais, 15 mil extensores de máscaras e 300 totens para disponibilização de álcool em gel. O convênio também prevê ações educacionais relacionadas à inserção de novas tecnologias, bem como disponibilização de espaço, corpo técnico-científico, docente e discente para ações de ensino, pesquisa e extensão no contexto escolar. Agradecemos imensamente a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, que doará recurso, através de emenda parlamentar viabilizada pela senadora Mailza Gomes. Mais uma vez, gratidão!”, anunciou Guida.

Em abril, os alunos do curso de medicina produziram mais de 11 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Os materiais foram entregues às instituições públicas bem como unidades de saúde em Rio Branco. Cerca de 20 alunos e vários voluntários participam do projeto “EPIs Covid-19”. A meta inicial era produzir apenas cinco mil, no entanto, os produtores chegaram a 20 mil. A nova meta é alcançar 100 mil materiais entre máscaras, óculos, escudos especiais e aventais descartáveis.

As produções chegaram também aos municípios de Assis Brasil, Acrelândia, Brasileia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Plácido de Castro, Rodrigues Alves, Sena Madureira, Senador Guiormard, Mâncio Lima, Xapuri, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Tarauacá. Além de Ponta do Abunã e Vila Campinas, em Rondônia, e Boca do Acre (AM).

 

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.