Por Wanglézio Braga/ Foto: Reprodução
Depois de alguns cancelamentos de audiências, o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, recebeu o executivo do Acre, Gladson Cameli (PP) para uma reunião onde foi traçada a logística da distribuição da vacina contra o novo coronavírus. Na audiência realizada ontem (13), Gladson saiu bem otimista e declarou: "Hoje foi um dia muito positivo para o nosso estado”.
“Estivemos com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para conversar sobre a vacina contra a Covid-19 e entregar o Plano de Vacinação do Acre. O Ministério da Saúde garantiu que, ao sair a autorização da Anvisa para as vacinas que entraram com pedido de uso emergencial, entregará em nosso estado 40 mil doses até o dia 21 de janeiro e mais 150 mil doses até o dia 8 de fevereiro. Com essa previsão teremos 20% da população acreana vacinada até a primeira quinzena do próximo mês”, escreveu.
Cameli anunciou que o estado possui em estoque alguns itens para a campanha de vacinação. “Já temos 300 mil seringas e o MS enviará mais 300 mil. Também contaremos com o apoio do Ministério da Defesa para a distribuição das vacinas, que segundo o ministro será simultânea em todo o Brasil, mas o Acre, por conta do fuso horário, será o primeiro estado a iniciar a vacinação”, informou.
Por fim, o governador anunciou a data da chegada da vacina em nosso estado. “A previsão é que dia 19 de janeiro ocorra o lançamento da campanha de vacinação (após aprovação Anvisa) e no dia 20 inicie a distribuição de 8 milhões doses da vacina, sendo 6 milhões da Coronavac e 2 milhões da Astrazeneca”, conclui Gladson.