Acre inicia amanhã treinamento para vacinação da covid-19

Por Marcelina Freire

A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, Renata Quiles, informou na tarde desta terça-feira,12, por meio de palestra virtual, que o estado inicia amanhã, 13, a capacitação dos profissionais que irão atuar na linha de frente da vacinação contra covid-19. 

O estado tem 250 vacinadores que serão treinados já a partir desta quarta-feira, neste primeiro momento serão capacitados os profissionais dos 11 municípios do baixo Acre e no dia 18 deste mês será a vez dos profissionais da regional do Alto Acre e Juruá simultaneamente. 

Além disso, os trabalhadores também receberão a capacitação na modalidade de Educação a distância (EAD) ministrada pela Fiocruz e  será destinada à todos os trabalhadores em saúde. A data para esta capacitação ainda não foi definida. 

A intenção do governo do estado é  que assim que a vacina seja liberada  possa começar a imunização dos  350 mil acreanos do grupo prioritário previsto para receber imunização no primeiro momento. 

A data divulgada pelo Governador Gladson Cameli para início da vacinação era dia 25 de janeiro, mas, com adiamento da reunião com o Ministério de Saúde, ainda não é possível afirmar se a vacinação começará já na próxima semana ou em fevereiro.

A coordenadora do PNI informou que o estado não irá  trabalhar com prazo de duração de cada fase da vacinação e as doses serão aplicadas tão logo alcance a meta de público alvo. 

"Não vai haver duração de cada fase, a partir do momento que alcançarmos a meta da fase 1 eu já pulo para fase 2, não podemos ficar esperando dia para começar vacinar. A cada dia são muitas vidas perdidas ou  muitas pessoas com sua saúde prejudicada", disse Renata. 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.