Gladson diz que vacinação contra covid-19 deve começar já na próxima semana

Por Marcelina Freire

O Governador do Acre Gladson Cameli disse hoje, 11, em entrevista a uma emissora de rádio local que a vacinação contra a covid-19 no estado começará na no dia 25 de janeiro. O gestor concedeu entrevista antes de embarcar para Brasília para tratar do assunto na capital federal. O objetivo da viagem é dar celeridade ao processo de aquisição das doses além de tratar da logística do imunizante até o estado do Acre.  

Segundo o governo, o Acre irá receber 700.000 doses da vacina produzida pelo laboratório chinês, Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, este quantitativo sera utilizado para vacinar 350 mil acreanos, divididos em duas etapas, a prrimeira dose será aplicada em pessoas do grupo prioritário já no dia 25 de janeiro, segundo o governo. 

Além do imunizante da vacina CoronaVac, o governo acreano também irá adquirir mas 500.00 doses da Fiocruz em parceria com a Oxford,  destinados a vacinar 230.000 pessoas 

Deve ser imunizados primeiramente, os trabalhadores em Saúde da linha de frente ao combate a pandemia, pessoas com mais de 80 anos ou mais,  pessoas com mais 60 instituicionalizadas,  pessoas de 75 a 79, pessoas com 70 a 74 anos, pessoas com 65 a 69 anos, população indígenas, pessoas com comorbidades, profissionais da força de segurança e salvamento, comunidades tradicionais ribeirinhas, caminhoneiros, rodoviário e metroferroviario de passageiros, trabalhadores do transporte aéreo, população privada  de liberdade e funcionários do sistema prisional. 

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.