Por Marcelina Freire
O Governador do Acre Gladson Cameli disse hoje, 11, em entrevista a uma emissora de rádio local que a vacinação contra a covid-19 no estado começará na no dia 25 de janeiro. O gestor concedeu entrevista antes de embarcar para Brasília para tratar do assunto na capital federal. O objetivo da viagem é dar celeridade ao processo de aquisição das doses além de tratar da logística do imunizante até o estado do Acre.
Segundo o governo, o Acre irá receber 700.000 doses da vacina produzida pelo laboratório chinês, Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, este quantitativo sera utilizado para vacinar 350 mil acreanos, divididos em duas etapas, a prrimeira dose será aplicada em pessoas do grupo prioritário já no dia 25 de janeiro, segundo o governo.
Além do imunizante da vacina CoronaVac, o governo acreano também irá adquirir mas 500.00 doses da Fiocruz em parceria com a Oxford, destinados a vacinar 230.000 pessoas
Deve ser imunizados primeiramente, os trabalhadores em Saúde da linha de frente ao combate a pandemia, pessoas com mais de 80 anos ou mais, pessoas com mais 60 instituicionalizadas, pessoas de 75 a 79, pessoas com 70 a 74 anos, pessoas com 65 a 69 anos, população indígenas, pessoas com comorbidades, profissionais da força de segurança e salvamento, comunidades tradicionais ribeirinhas, caminhoneiros, rodoviário e metroferroviario de passageiros, trabalhadores do transporte aéreo, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.