Com 1° caso Covid-19 no Jordão, todos os municípios do Acre registraram exames positivos da doença

Por Wanglézio Braga

O Jordão foi a última cidade do Acre a registrar um caso de Covid-19. Na manhã de hoje (02) as autoridades da Secretaria municipal confirmaram o primeiro teste positivo, trata-se de um homem esteve em Tarauacá, há pelo menos 15 dias, e provavelmente foi infectado. Ele está cumprindo isolamento social. Com este registro, todos os municípios acreanos notificaram casos positivos da doença.

Por ser um dos municípios mais isolados do Acre, o Jordão enviou a contraprova do exame do paciente que deu positivo. Segundo a prefeitura, o homem cumprirá isolamento por mais dez dias. Ele será testado novamente ao fim desse período.

Em todo o estado, segundo o último boletim epidemiológico do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), foi confirmado 139 novos casos de coronavírus nesta terça-feira, 2. Desse modo, o número de infectados saltou de 6.326 para 6.465 em todo o estado.

A Sesacre também informa o registro de mais quatro óbitos por Covid-19: três do sexo masculino e uma do sexo feminino, com idades entre 45 e 88 anos. Assim, o número de mortes pela doença aumentou de 161 para 165, hoje.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.