
TRE-AC realiza vistoria nos locais de votação
Os 692 locais de votação do Acre estão sendo vistoriados pelas equipes dos Cartórios Eleitorais para receber as 1.804 seções onde serão depositados os votos de mais de 506 mil eleitores acreanos. O procedimento é realizado em anos eleitorais para identificar se os locais de votação estão aptos a receber as seções e os eleitores no dia das eleições.
Na manhã desta quarta-feira, 9, uma equipe da 9ª Zona Eleitoral, com sede em Rio Branco, realizou visita à Escola Armando Nogueira, onde há 4 seções eleitorais. As vistorias fazem parte do plano operacional das eleições, momento em que é preenchido um formulário contendo dados do local, como a segurança do prédio, o mobiliário, a eletricidade e se a estrutura do lugar permite o sigilo do voto.
Outro ponto avaliado no formulário é a acessibilidade do local. ?? analisado se há vaga de estacionamento destinada a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, rampa e salas adaptadas para receber os eleitores.
Para a chefe de Cartório da 9ª Zona Eleitoral, Ana Cátia Galdino, as vistorias são medidas que buscam assegurar que todo o material de votação esteja em pleno funcionamento no dia das eleições, a fim de ter um pleito organizado e seguro. A previsão de término das vistorias é sexta-feira, 11.

Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.

Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.

Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.

Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.

Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.