Propaganda eleitoral começa com humor, homenagem e sátira

 

 

 

Antonio Muniz

A propaganda eleitoral no Acre começou bem diferente dos anos anteriores. Além da tradicional tela azul e a frase: “Horário Reservado à propaganda Eleitoral Gratuita lei 9504/97”, o que revela desleixo de determinados partidos, houve humor, homenagens e até sátira.

O humor ficou por conta do candidato a deputado federal pelo PV, partido da Coligação Produzir para Empregar, Hilário Nascimento, o “Hilário Mr. Bean”. Ele tem 48 anos, é acreano de Cruzeiro do Sul, funcionário público federal e usou o humor para chamar a atenção do eleitorado.

A personagem Mr. Charles Jacob Bean foi criada e desenvolvida enquanto Rowan Atkinson estava a estudar o seu mestrado na Universidade de Oxford. Mr. Bean é uma série humorística da televisão inglesa protagonizada por Rowan Atkinson no papel de Mr. Bean.

O PV, embora seja parte integrante da coligação Produzir para empregar que tem ainda O DEM e o PMN, usou parte de seu tempo para prestar homenagem ao ex-governador de Pernambuco e ex-candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, morto há uma semana em acidente aéreo na baixada Santista, em São Paulo.

A Frente Popular do Acre começou o horário eleitoral destinado aos deputados federais usando o prestígio senador Jorge Viana (PT-AC) para chamar a tenção dos eleitores sobre a impotência de a coligação manter uma boa bancada na Câmara Federal.

No final do programa, a FPA imitou a Escolinha do Professor Raimundo para explicar o papel do Congresso Nacional composto pela Câmara Federal e o Senado e criticou o candidato do PP ao Senado pela oposição, deputado federal Gladson Cameli (PP-AC).

Dilma

Nos primeiros minutos, o programa petista fez um perfil de Dilma e mostrou a presidente em atividades cotidianas – cozinhando, lendo, passeando com o cachorro e cuidando do jardim. O programa apresentou imagens de obras em andamento no país, como hidrelétricas, rodovias e ferrovias.

Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, pediu no primeiro programa do horário eleitoral na televisão um segundo mandato "para colher" o que plantou no primeiro.

Lula voltou

No horário destinado aos candidatos à Presidência da República, o PT usou o prestígio pessoal do ex-presidente Lula da Silva para potencializar a candidatura da Presidente Dilma Rousseff, lançado por ele há quatro anos.

O ex-presidente falou sobre os investimentos feitos na área social e destacou as decisões tomadas para fortalecer a economia brasileira e amenizar a crise que começou nos Estados Unidos e invadiu a Europa e América Latina Latina.

Aécio Neves

O candidato do PSDB, ex-g0vernador de Minas Gerais e senador Aécio Neves (PSDB) afirmou que o país "piorou" nos últimos quatro anos. O programa do PSB se concentrou em homenagens a Eduardo Campos, mas não mencionou a candidatura da vice Marina Silva, que ainda será oficializada como substituta do presidenciável, morto em acidente aéreo na semana passada.

Nos primeiros minutos, o programa petista fez um perfil de Dilma e mostrou a presidente em atividades cotidianas – cozinhando, lendo, passeando com o cachorro e cuidando do jardim. O programa apresentou imagens de obras em andamento no país, como hidrelétricas, rodovias e ferrovias.

Homenagem

 No programa do PSB, não houve participações de locutor ou de apresentador. Em 1m49s da propaganda, foram exibidos trechos de Eduardo Campos em atividades da campanha. O programa mostrou frases de discursos de Campos e imagens de bastidores da campanha do então candidato.

O partido reprisou o momento em que Campos proferiu a frase "Não vamos desistir do Brasil", que foi transformada em um bordão nas homenagens ao ex-governador de Pernambuco.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.