Presidente da câmara afirma que eleição não vai prejudicar sessões

Dos 17 vereadores de Rio branco, seis cão candidatos este ano - quatro disputam vaga na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e dois sonham em ser deputado federal. Mesmo assim, o presidente da Câmara de Rio Branco, vereador Roger Corrêa (PSB) acredita que o pleito eleitoral não vai prejudicar o bom andamento dos trabalhos na Casa.
O líder da bancada do PRP, vereador Raimundo Vaz e a líder do PT, vereadora Rose Costa estão na luta por vaga na Câmara Federal. Já os vereadores Artêmio Costa (PSDC), Marcelo Jucá (PSB), Roselane Jardim (PRP) e Eliane Sinhasique (PMDB) querem troca a Câmara pela Assembleia Legislativa.
Segundo Roger, os seis candidatos tem chances de vitória, pois além de terem obtido boa votação em 2012, fazem bom trabalho. "Todos os vereadores estão se destacando seja pelo numero de proposta apresentadas ou pela participação nos debates em plenário ou nas comissões técnicas permanentes", afirma Roger Corrêa.
Ainda segundo o presidente, a atuação dos vereadores serve para coroar o trabalho realizado pela mesa diretora. "Em pouco mais de um ano conseguimos estabelecer um novo modelo de gestão baseado na transferência e na humildade, algo imprescindível ao sucesso de qualquer gestor publico de boa índole", explica.
Ainda segundo Roger, ontem, por exemplo, um dia antes de o Poder Legislativo entrar em recesso, os vereadores votaram um requerimento e quinze projetos de lei, entre estes muitos de autoria dos próprios vereadores.
Quando os vereadores retornarem do recesso parlamentar do meio do ano, a câmara, segundo Roger, vai começa a discutir as mudanças que devem ser feitas na Lei Orgânica Municipal e o Plano Diretor de Rio Branco. As mudanças, segundo Roger, serão amplamente discutidas com a sociedade, por meio de audiência pública e consulta na internet.

Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.