Prefeitura e Governo abrem novo abrigo para alagados no Sest Senat

A Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado iniciaram neste sábado, 28, a construção de mais 170 boxes no Sest/Senat, na Estrada Parque (rodovia AC-40, na Vila Acre). O espaço terá capacidade para abrigar pelo menos 300 famílias que estão afetadas pela cheia do Rio Acre. A medida se faz necessária e é urgente porque a capacidade do Parque de Exposições atualmente com 1,3 mil famílias, se esgotou. Assim, e levando em conta que muitas famílias que ainda permaneciam em casa mesmo com o bairro afetado decidiram deixar as residências, novos abrigos começam a ser instalados em Rio Branco.

 

O nível do Rio Acre não para de subir e a previsão é que alcance medidas históricas nos próximos dias, sendo classificada como uma das maiores enchentes já ocorridas na capital do Acre. Choveu muito neste sábado e exatamente nas regiões que influenciam muito a calha do Rio Acre: Na bacia toda do Rio Acre, caiu 271,6 milímetros de chuva; em Rio Branco, 34,2 milímetros; no Riozinho do Rôla, 39,2mm e em Xapuri, 64,6mm.

 

O novo abrigo no Sest Senat será coordenado pela equipe do Governo do Estado.

 

Asscom


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.