Jornada de Formação de Mulheres em Gênero e Raça será dia 16

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio do departamento de Promoção de Igualdade Racial e Diversidade Religiosa e a Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPMulheres), promove dia 16 deste mês a jornada de formação de mulheres em gênero e raça.

A ação conta também com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Secretaria Municipal Adjunta da Mulher (Semam) e a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Seadpir).

A formação será voltada para as multiplicadoras dos movimentos sociais que atuam nos sindicatos, associações, ONGs e movimento estudantil. A ideia é sensibilizar as mulheres desses movimentos para o trabalho de combate ao racismo e a construção de novas relações étnico-raciais e de gênero.

A jornada será realizada no auditório da prefeitura de Rio Branco, das 8 às 12 horas. Na oportunidade, será orientado as mulheres a unirem forças em torno das políticas de promoção da igualdade racial e equidade de gênero.

Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais de 70% da população do Acre é negra. “É preciso compreender os avanços que tivemos e as políticas públicas existentes para essa temática. Acreditamos que essa formação irá potencializar as mulheres do Acre a lutarem pelo fim da discriminação racial e de gênero”, afirma Almerinda Cunha, chefe do Departamento de Promoção da Igualdade Racial da Sejudh.

Agência de Notícias do Acre


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.