Governador recebe ministro da pesca e aquicultura e entrega 365 novas casas na Cidade do Povo

O governador Tião Viana recepcionou o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, na manhã desta segunda-feira, 28, no Aeroporto de Rio Branco e em seguida o levou para participar  do ato de entrega de 365 novas moradias do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) na Cidade do Povo. O ministro representou o governo federal na solenidade.

A nova entrega fez parte do compromisso do governo estadual e federal de dispor 3.348 casas, totalmente gratuitas, para moradores que vivem em áreas de risco de Rio Branco.

Prioritariamente estão sendo atendidas as famílias que foram atingidas pela enchente histórica do Rio Acre este ano.

Desde o início do projeto, o governo do Estado já entregou 2.282 moradias na Cidade do Povo. Até dezembro, está prevista a conclusão da primeira etapa do programa, que prevê ao término a edificação de mais de dez mil casas num bairro que dispõe de toda a infraestrutura necessária, voltada para a segurança, saúde, educação, esporte e lazer. O novo bairro de Rio Branco deve reunir cerca de 50 mil pessoas.

Realização de um sonho

Os bairros contemplados nesta entrega são Ayrton Senna, Baixa da Colina, Baixada do Habitasa, Capitão Ciríaco, Cidade Nova, Cadeia Velha, Preventório, Seis de Agosto, Triângulo Novo, Taquari e Adalberto Aragão. Todos residem em áreas de risco

Entre os novos moradores, estão Francisca Sotele, de 65 anos, e Valdimir Santos, 57, do bairro Preventório (Foto: Edna Medeiros/Secom)

Entre os novos moradores, estão Francisca Sotele, de 65 anos, e Valdimir Santos, 57, do bairro Preventório (Foto: Edna Medeiros/Secom)

Entre os novos moradores, estão Francisca Sotele, de 65 anos, e Valdimir Santos, 57, do bairro Preventório. Eles contam que a casa estava muito próxima de um barranco, com risco de, a qualquer momento, desmoronar e, consequentemente, perder todos os bens.

“Havia noites em que eu nem dormia pensando no que poderia acontecer com minha casa. Um dia, a equipe da Sehab passou realizando cadastro, e algum tempo depois entraram em contato comigo, falando que eu tinha sido escolhida pra ganhar uma casa na Cidade do Povo. Foi uma surpresa”, diz Francisca.

Durante a vistoria do novo lar, o casal não escondia a felicidade em construir uma nova vida, em um lugar digno e com segurança. “É tudo muito lindo. Já temos um filho morando aqui, e agora estaremos pertinho, vivendo em uma casa boa. É um sonho”, destaca Valdimir.

Compromisso honrado

Desde o início do projeto, o governo do Estado já entregou 2.282 moradias só na Cidade do Povo. Até dezembro, está prevista a conclusão da primeira etapa do projeto.

Agência de Notícias do Acre

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.