Coligações discutem regras para debate na TV Rio Branco entre os candidatos 2014

Por: Wanglézio Braga

A eleição de 2014 está a todo vapor, e para dar alternativa aos telespectadores do Acre, a TV Rio Branco (Canal 08 ??? SBT), exibirá no dia 26 de agosto um debate com os candidatos a senador da república no estado do Acre. Para acertar os primeiros detalhes desse debate, aconteceu na manhã dessa sexta-feira, 18, na sede da emissora uma reunião com os candidatos e seus assessores.
Na pauta, eles discutiram regras, tempo de cada bloco, temas que serão abordados pelos candidatos e o mais importante, a data para a exibição dos programas.
O primeiro debate será realizado no dia 26 de agosto com os candidatos ao senado. Ficou decido que os dois blocos iniciais serão com temas sorteados, e outros dois blocos os temas serão livres, onde o candidato terá a oportunidade de perguntar ao outro.
Os temas serão: segurança, educação, saúde, obras de infraestrutura, corrupção e reforma política. O debate será mediado pelo jornalista Archibado Antunes.
O diretor de Jornalismo do Complexo de Comunicação O Rio Branco, Márcio Nunes, acredita que o debate vai proporcionar aos telespectadores da TV Rio Branco uma oportunidade a mais para conhecer os candidatos e suas propostas.
"Esse debate vai levar ao telespectador da tevê o máximo de informação. Essas informações serão pautadas pela imparcialidade e respeito. Isso possibilitará aos telespectadores consciência e conhecimento das propostas dos candidatos. Por isso, a TV Rio Branco vai apresentar além dos debates, sabatinas com os candidatos a vice-governador. Logo cedo no programa - Bom Dia Rio Branco ??? entrevista com os candidatos ao governo e senado, contemplando todos os programas da Casa", diz Nunes.
Ainda na reunião ficou decidido que o segundo debate será no dia 16 de setembro com os candidatos Antônio Rocha (PSOL), Tião Bocalom (DEMOCRATAS), Tião Viana (PT) e Márcio Bittar (PSDB).


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.