Audiência solicitada pelo senador Jorge Viana

Em audiência solicitada pelo senador Jorge Viana, o ministro dos transportes, Paulo Passos, recebeu os representantes do setor produtivo do Acre e garantiu celeridade no andamento de três frentes de trabalho que são hoje de fundamental importância para o estado: a recuperação de trechos da BR-364, a construção da ponte sobre o rio Madeira e a elevação definitiva do nível da BR-364.

Os representantes da Federação do Comércio do Acre, Leandro Domingues, da Associação comercial do Acre, Jurilande Aragão, e da Associação dos Distribuidores e Atacadista do Acre, Aldenor Nunes, relataram as dificuldades que os empresários têm tido para recebimento de mercadoria, já que com os trechos deteriorados da BR-364 após a cheia do rio Madeira a viagem de Porto Velho a Rio Branco está levando mais tempo para ser feita.

"O primeiro prejuízo econômico é o aumento do custo do frete. Os caminhoneiros do centro sul do país estão recusando ir até o Acre e, quando vão, estão cobrando muito mais caro pelo transporte", declarou Jurilande. "Na época da alagação houve compromisso do governo federal de que haveria uma ação imediata para reconstrução da estrada. E hoje o ministro nos deu um alento", afirmou Leandro Domingues.
Aldenor Nunes também se mostrou otimista: "Nossa preocupação é que na época invernosa, com as chuvas, o Acre volte a ficar isolado. Estamos otimistas com tudo o que ouvimos aqui no Ministério e acreditamos que pelo menos a recuperação da estrada terá início imediato".

Passos informou que a empresa contratada em regime de urgência para recuperação da rodovia já recebeu a ordem de serviço e será cobrada pelo ministério para que dê início imediato às obras. Já sobre a construção da ponte sobre o rio Madeira na região do Abunã, a informação é de que a empresa contratada iniciou a implantação do canteiro de obras e o ministro garantiu que dará atenção e agilidade ao andamento do projeto que têm recursos garantidos no PAC.

Também estiveram presentes na audiência o senador Aníbal Diniz e o deputado federal Taumaturgo Lima. "O que é mais urgente é recuperar a estrada para que possa ter tráfego. O ministro deixou claro que vai acelerar as obras", afirmou Taumaturgo.

Visita

O senador Jorge Viana saiu satisfeito com o resultado do encontro e confirmou uma agenda com o ministro no Acre. "Fiz o convite para que o ministro possa ir pessoalmente verificar a rodovia e nos ajudar a acelerar o andamento dessas obras. Ele assumiu o compromisso de estar conosco no Acre nos próximos meses e garantiu que essas três ações estejam em curso ainda em agosto e setembro", declarou o vice- presidente do Senado. [Assessoria Parlamentar]

Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.