Ação de Inverno chega a Estrada do Barro Vermelho

A Ação de Inverno que já retirou 1.600 toneladas de lixo e entulho dos bairros de Rio Branco desde o dia 2 de janeiro, chegou à Estrada do Barro Vermelho, Loteamento Fortaleza e também na Vila Jorge Kalume. Dezenas de homens da SEMSUR realizam serviços de capina, roço e retiram o entulho e lixo com apoio de máquinas e caminhões. Tudo acompanhado de perto pelo prefeito Marcus Alexandre, que chegou antes das sete horas da manhã nesta terça-feira,13, no local. “Temos que começar cedo da manhã para dar conta do serviço nos 212 bairros da capital até o fim de abril”.

Os moradores da Vila Jorge Kalume agradeceram pelos serviços, que segundo a dona de casas Francisca Rebouças, “deixa o bairro com outro aspecto e anima os moradores a limparem bem os quintais para que a prefeitura leve todo o entulho”. Ela cita ainda que o mais importante é o foi o fim da água empoçada na frente do quintal.

O secretário de Serviços Urbanos, Kellyton Carvalho, diz que a média é de quase 200 toneladas de lixo e entulho recolhidos diariamente na Ação de Inverno. Ele relata que além do mato resultante da capina feita pelos homens da SEMSUR, são recolhidos restos de móveis, galhadas de árvores e vários outros objetos.

Depois da Estrada do Barro Vermelho, Loteamento Fortaleza e Vila Jorge Kalume, a SEMSUR vai para o Conjunto Universitário. A Ação de Inverno atua em oito bairros simultaneamente: Seis de Agosto, Aeroporto Velho, Ayrton Sena, Estrada do Barro Vermelho, Vila Jorge Kalume, Estrada da Embratel, Conjuntos Mutambo e Angico.  

A Ação de Inverno é a mega operação de limpeza, recolhimento de entulho e lixo, limpeza de córregos e igarapés, desobstrução de bueiros, manutenção viária e combate à dengue, executada por 600 trabalhadores da SEMSUR, EMURB e secretarias de Saúde do Estado e do Município.

 

 

  Asscom

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.