Secretários apresentam cronograma de obras ao governador Gladson Cameli

O governador Gladson Cameli recebeu, nesta terça-feira, 30, um relatório completo de investimentos em obras, aquisições e despesas obrigatórias de todas as secretarias e demais órgãos diretos da administração pública estadual para 2021.

Solicitado pelo próprio gestor, o levantamento traz o detalhamento de todos os recursos financeiros que chegam ao Tesouro Estadual, como é o caso das operações de créditos, de emendas parlamentares, do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), do Sistema Único de Saúde (SUS) e arrecadações próprias, entre outras fontes.

De acordo com o governador Cameli, a medida tem como principal objetivo verificar o que vem sendo realizado nas secretarias e, ao mesmo tempo, fazer uma prestação de contas com os órgãos de controle à sociedade.

“Fiz questão de pedir esse relatório porque quero acompanhar de perto o que vem sendo feito para melhorar a vida da nossa população e como uma forma de demonstrar a transparência do governo com o dinheiro público. Muitos investimentos serão realizados nos próximos meses e eu estarei fiscalizando cada centavo”, explicou.

A apresentação foi conduzida pelo secretário de Planejamento e Gestão, Ricardo Brandão. Segundo o gestor da pasta, todo esforço está sendo feito para que o cronograma de investimentos seja realizado dentro dos prazos estabelecidos.

“Com o relatório, o governador terá a visão geral em relação à proposta de execução dos recursos que já estão disponíveis. Estamos focados em concluir todos os trâmites obrigatórios para que possamos iniciar as obras e fazer as demais aquisições que são de interesse do Estado”, declarou.

Presente à reunião, o secretário de Infraestrutura, Ítalo Medeiros, classificou 2021 como um ano estratégico para o desenvolvimento do Acre, sobretudo com o começo de grandes obras em todas as regiões do estado.

“Estamos muito empenhados para colocar em prática todo o nosso planejamento e dar início a importantes obras de infraestrutura que serão muito importantes para o Acre. Além disso, o governo vai contribuir na geração de milhares de empregos”, pontuou.

A construção da Cidade Administrativa; o anel viário de Brasileia e Epitaciolândia; os viadutos da Corrente e Avenida Ceará; e melhorias de ramais estão entre os principais investimentos do governo do Estado.

O encontro realizado na Secretaria da Casa Civil contou ainda com a participação do secretário de Desenvolvimento Urbano e Regional, Luiz Felipe Aragão; e do secretário-adjunto de Licitações, Epitácio Alencar. [Agência de Notícias]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.