Presidente da Câmara fala sobre quadro clínico do filho e critica governo pelo passa porte vacinal

Antonio Muniz

Presidente da Câmara de Rio Branco, vereador Nogueira Lima (PP) usou a Tribuna da Casa, nesta terça-feira, 30, para falar da situação do filho deputado, Whendy Lima (PSL), que se encontra internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Juliana, em Rio Branco. Whendy Lima foi internado em estado grave após sofrer Tromboembolismo Pulmonar (PEP), complicação possivelmente desencadeada após uma cirurgia bariátrica.

Visivelmente emocionado, Lima afirmou que o filho saiu da situação crítica, mas pediu que os amigos continuem na rede de oração. “Quero agradecer a todos pela corrente de oração pelo meu filho. Graças a Deus que o momento crítico do meu filho já saiu. Vamos continuar orando e pedindo a Deus o seu restabelecimento. Sábado, estávamos juntos, mas Deus está sustentando, agindo e Deus vai ajudar”, salientou.

Contra passaporte vacinal 

Nogueira Lima aproveitou para criticar a decisão do governador Gladson Cameli (PP) em adotar o passaporte vacinal. “Sou contra essa medida. O Governo deveria tomar providências que não ofendesse a liberdade do cidadão. O governador deveria tomar medidas para pôr fim a essas festas, isso sim. Essas medidas sim valem a pena, e não impedir a pessoa de ir e vir como está garantido na Constituição”, afirmou.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.