TSE Lança o Tira-Dúvidas, assistente virtual por meio do aplicativo de mensagens Whatsapp

Marcelina Freire

 

O eleitor que quiser obter mais informações sobre o processo eleitoral das eleições municipais 2020, agora pode tirar dúvidas pelo aplicativo de mensagem Whatsapp. A novidade foi lançada nesta quarta-feira, 30 e trata-se do projeto Tira-Dúvidas no WhatsApp”, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em pareceria com o aplicativo para facilitar o acesso do eleitor a informações relevantes sobre as eleições municipais de 2020.

Segundo o órgão “O bot, como também é chamado, é resultado de um novo acordo de cooperação entre o órgão e a plataforma para reforçar o combate à desinformação durante o período eleitoral”. A ferramenta possibilita tirar dúvidas sobre diversos assuntos como por exemplo, o dia, horário e local de votação e até dicas para mesários.

De acordo com o TSE o objetivo principal “é facilitar acesso do cidadão à Justiça Eleitoral, de modo que todos possam se informar para votar nas eleições que acontecerão em novembro. Por meio de uma conversa com o chatbot, é possível acessar os principais links de serviço, baixar o aplicativo e-Título e conferir as principais dicas para eleitores e mesários, além de justificar a ausência às urnas”. Informou o TSE.

Para conversar com o assistente virtual, basta acessar a câmera do seu celular e apontá-la para o QR Code na imagem acima, ou adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à sua lista de contatos, ou através do link wa.me/556196371078. O assistente virtual oferece ainda um serviço voltado exclusivamente ao esclarecimento de notícias falsas envolvendo o processo eleitoral brasileiro: o “Fato ou Boato?”.

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.