Eleições 2020: 42 pedidos de candidaturas aguardam análises no Acre

Por Wanglézio Braga

Quarenta e dois pedidos de candidaturas aguardam uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). Em consulta ao DivulgCand 2020, sistema de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na manhã de hoje (29), feita pelo Portal O Rio Branco, foi possível verificar ainda a situação e os principais motivos para a cassação ou indeferimento das candidaturas.

Dos 3.026 candidatos em todo o Acre, 2.814 tiveram o aval positivo da corte eleitoral e podem seguir com as suas campanhas. Esse número representa 92,99% de aptos. Em porcentagem 1,39% ainda aguardam um parecer do TRE-AC. O número de candidatos que tentam a reeleição é de 94.

Até o momento são 91 candidatos a prefeito e 92 a vice-prefeito. Para o cargo de vereador, foram inscritos 2.843 candidatos.

Por outro lado, 170 foram considerados inaptos (5,62%) entre as principais barreiras estão a ausência de requisito de registro: 158,  indeferimento de partido ou coligação: 31 e Ficha limpa (LC 64/90): 16.

As eleições municipais, no Brasil, ocorrerão em 15 de novembro, com um segundo turno marcado para 29 de novembro. Por causa da pandemia de Covid-19, a Justiça Eleitoral excluiu a biometria como meio de identificação nas eleições deste ano.

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.