Marina diz que Bolsonaro se tornou um dos piores exemplos no enfrentamento a Covid- 19

Por Wanglézio Braga

“A tentativa do presidente Bolsonaro de derrubar na Justiça a decisão que o obrigou a usar máscara em ambientes públicos é mais um capítulo constrangedor de deseducação coletiva pela falta de exemplo e insistência em querer se colocar acima das leis e de todos”. A crítica é da ex-ministra do Meio Ambiente e ex-senadora do Acre, Marina Silva (REDE) que vem fazendo oposição ao Governo Bolsonaro (SEM PARTIDO).

Na semana passada, a Advocacia Geral da União (AGU) anunciou que tentará, na Justiça, derrubar a decisão que obrigado o presidente Bolsonaro a usar máscara em ambientes públicos. O recurso foi apresentado no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e pede a anulação da determinação do juiz Renato Borelli, da 9ª Vara Federal Cível do Distrito Federal (DF), que impôs a Bolsonaro o uso da proteção.

“O uso da máscara como proteção pessoal é uma medida necessária para ajudar a evitar o contágio e o prolongamento da crise. O Brasil já tem mais de 57 mil mortes e 1,3 milhão de infectados, milhões de desempregados e a renda das famílias sendo reduzida drasticamente”, comentou Marina.

Em sua rede social, a liderança disse que Bolsonaro é um dos piores exemplos no enfrentamento a Covid-19. “No lugar de orientar a população brasileira sobre as medidas de cuidado com a vida, o presidente Bolsonaro tem se constituído como um dos piores exemplos de liderança no enfrentamento da pandemia”, concluiu.

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.