Banco Mundial nega que Weintraub terá acesso a contas do STF

Circula pelas redes sociais desde o último fim de semana uma postagem que diz que o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub terá livre acesso às contas de todos os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quando for diretor do Banco Mundial.

Leia a legenda que acompanha o post viral:

“De acordo com seu irmão, Artur Weintraub, Abraham Weintraub já está em solo americano, bem longe das garras do STF. Em breve assume cargo relevante no Banco Mundial, e aí, meus amigos, peguem a pipoca, porque mexeram com o cara errado. Weintraub vai passar a ter acesso a dados e informações de inteligência financeira que podem transformar a vida de certos ministros em um inferno, exatamente como fizeram com a dele quando ele estava no Brasil”

A mensagem é falsa e teve várias versões. A assessoria do Banco Mundial esclareceu que as informações são incorretas. Portanto, não é verdade que os representantes dos países têm acesso a contas bancárias.

O Banco Mundial não aborda questões financeiras individuais, pois a missão é financiar projetos que ajudem a reduzir a pobreza e também promover o enriquecimento em países em desenvolvimento.

De acordo com o comunicado, o Banco Mundial informou que ninguém de qualquer setor da instituição tem acesso a contas bancárias de terceiros. Ou seja, Weintraub não teria acesso a informações de inteligência financeira somente por assumir um posto no conselho administrativo.

Na quinta-feira (18), Weintraub anunciou a saída do cargo de ministro. Após isso, o Banco Mundial disse –  por nota – que recebeu do governo brasileiro a indicação do ex-ministro para ocupar um cargo de diretor da instituição.

“Se eleito pelo seu constituency, ele cumprirá o restante do atual mandato, que termina em 31 de outubro de 2020, quando será necessária uma nova nomeação e nova eleição”, informou a instituição.

 

Pipeify


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.