"O ideal é isentar os juros e multas do ICMS", sugere deputado ao pedir reunião com Gladson

Por Wanglézio Braga

O deputado José Luis Tchê (PDT) quer uma reunião com o poder executivo para tratar sobre o restabelecimento da economia durante e após a pandemia de Covid-19. Hoje (29) ele comentou que o poder legislativo quer uma reunião com o governador Gladson Cameli (PP) e sua equipe técnica sobre a arrecadação dos impostos e parcelamento de débitos durante o período que durar a pandemia.

“É uma preocupação coletiva o restabelecimento da nossa economia, o retorno das atividades do comércio local. Tenho recebido várias ligações de empresários de diversas classes e seguimentos, preocupados como será a arrecadação dos impostos e parcelamento de débitos, nesse período tão delicado”, comentou.

O líder do PDT na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) que já assumiu o posto de líder do governo na Casa de Leis, frisou quer é importante a flexibilização da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e Comunicação (ICMS) e propôs uma reunião para tratar do tema. Ele deu a sugestão que o estado isente, na sua totalidade, os juros e multas dos contribuintes.

“Nesse sentindo, é de suma importância, que o Estado faça a sua contribuição e articule a flexibilização da cobrança do ICMS, abrindo mão da cobrança de juros, pois muitos ficaram sem arrecadar, fecharam suas portas para cumprir o decreto governamental, impactando a vida de milhares de famílias”, frisou acrescentando “Hoje, tive uma conversa com o Governador e o chefe da Casa Civil, sugeri uma reunião para tratar do tema em questão. Precisamos construir um diálogo amplo e ouvir os empresários do nosso Estado, o objetivo é chegar a uma proposta razoável, que contemple o governo e os empresários. O ideal é isentar, na sua totalidade, os juros e multas do ICMS”.

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.