Ministro da Justiça diz que “Brasil está pronto para eleições” e terá reforço na segurança

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Anderson Torres, disse, nesta sexta-feira (28), que o “Brasil está pronto para o segundo turno das eleições no que diz respeito à segurança”.

A declaração foi feita durante a reativação do Centro Integrado de Controle e Comando Nacional (CICCN), que vai monitorar em tempo real todas as ocorrências envolvendo o pleito do próximo domingo (30).

“O objetivo é manter a tranquilidade no dia das eleições e garantir que o povo brasileiro exerça livremente o direito do voto”, explicou.

Segundo o ministro, cerca de 500 mil agentes de segurança estão envolvidos no processo eleitoral em todo o país. “Estamos focados principalmente no combate a dois crimes eleitorais que chamaram atenção no primeiro turno: boca de urna e compra de votos”, completou.

[CNN Brasil]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.