"Não há como o Congresso não votar o Renda Brasil este ano", diz Bittar

Assessoria

O senador Marcio Bittar (MDB-AC), relator do Orçamento de 2021, disse no final da tarde desta terça-feira (27) que o governo federal precisa definir o Renda Brasil até o final deste ano. O ponto de divergência para definição do substituto do Bolsa Família continua a ser a fonte de financiamento do novo programa de transferência de renda.

Em coletiva de imprensa, à saída do Ministério da Economia, onde se reuniu ontem com o ministro Paulo Guedes, o senador reiterou os esforços da equipe econômica para definir o formato do Renda Brasil. O valor a ser pago aos beneficiários ainda não fixado pelo governo.

“Não há como não votar [o Renda Brasil] até o final do ano. Quando passar a eleição, a atenção inteira vai estar voltada para esse assunto. Então não há como o Congresso faltar com sua responsabilidade”, afirmou Bittar.

A urgência mencionada por Bittar tem a ver com a necessidade de ingresso de 8 milhões de pessoas que permanecem abaixo da linha da pobreza e ainda não recebem Bolsa Família.

Bittar preferiu não revelar detalhes das conversas sobre as fontes de financiamento do novo programa e nem os valores a serem pagos aos beneficiários. A estimativa é que o auxílio mensal fique entre R$ 250 e R$ 300.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.