Candidato a vereador, Rodrigo Forneck testa positivo para covid-19

Por Marcelina Freire

O candidato a reeleição para vereador na câmara de Rio Branco, Rodrigo Forneck anunciou no último domingo, 25, que está com covid-19 e por isso suspendeu a agenda de campanha. De acordo com o candidato, ele está em casa desde da última terça-feira quando recebeu o diagnóstico da doença.

“Oi, gente! A pandemia não acabou e, infelizmente, eu contraí a covid-19. Meu resultado deu positivo. Eu estou bem, em casa desde terça-feira, mantendo todos os cuidados e tomando a medicação necessária”, disse o candidato em uma rede social.

Forneck é vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e está em seu primeiro mandato. Na câmara municipal chegou a ser líder da prefeita Socorro Neri, mas deixou a liderança pouco tempo depois, em abril deste ano.

Ainda segundo o candidato, ele só deverá retornar as atividades quando for considerado curado da doença.“ Mesmo estando na reta final da campanha, para a reeleição, tomei a decisão de permanecer em casa até que eu esteja completamente livre do vírus e sem risco de contaminar outras pessoas”. Disse.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.