Em Rodrigues Alves, vereadores ampliam número de parlamentares na Câmara

Por Wanglézio Braga

Foi publicado hoje (26) no Diário Oficial do Estado (DOE) o decreto n° 11/2019 que aumenta de nove para 11 o número de vereadores na Câmara Municipal de Rodrigues Alves. O acréscimo de duas cadeiras no parlamento mirim foi aprovado em votação e segue o rito do sistema proporcional, com mandato de quatro anos.

“O número de Vereadores obedece à proporcionalidade populacional do município, conforme os limites estabelecidos no Inciso IV, do Art. 29, da Constituição Federal. O número de habitantes alcança o cálculo aritmético, em relação ao número populacional e o de Vereadores, aquele fornecido, mediante certidão, pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao corrente ano, o qual antecede as eleições”, disse o decreto que enaltece que as duas novas vagas serão preenchidas já nas eleições de 2020.

Segundo o IBGE, a população estimada em 2018 foi de 18.504 mil habitantes. Atualmente, a câmara de Rodrigues Alves comporta nove cadeiras. Nesta legislatura não houve nenhuma mulher eleita. O Partido dos Trabalhadores (PT) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB) são os que mais possuem representatividade. O vereador mais novo tem 27 anos e o mais velho 61 anos. 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.