Deputado quer isenção de ICMS na aquisição de armas para militares

Por Wanglézio Braga 

Foi apresentado hoje (25) na Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC) um Antiprojeto de Lei de autoria do deputado e líder do governo, Gerlen Diniz (PP) que dá isenção no imposto na compra de armas destinadas aos policiais da Segurança Pública do Acre.

Ao defender seu projeto, o parlamentar disse que o Rio de Janeiro já amortece o imposto aos servidores na aquisição de novas armas. Ele disse também que a violência vem aumentando no estado do Acre, sobretudo, na capital Rio Branco e que isso ajuda na segurança pessoal dos próprios servidores bem como no combate da criminalidade.    

A ideia original do parlamentar possibilita ainda exclusão de ICMS na aquisição de coletes balísticos e de 100 munições por ano. Segundo Diniz, o tempo para a renovação dos produtos seriam de cinco anos.   

Se aprovado pelo governo, o dispositivo beneficiará agentes penitenciários, bombeiros, policiais civis, militares e agentes das polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF). 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.