Gladson cede em plena Pandemia e libera 20% de lotação em tempos religiosos

Por Wanglézio Braga

Após muita pressão, o Governo do Acre resolveu liberar as reuniões e encontros religiosos em plena pandemia do novo coronavírus. O decreto N° 6422 que libera 20% da lotação em cultos, reuniões e atividades religiosos foi publicado na edição de hoje (24) do Diário Oficial do Estado (DOE) e assinado pelo governador Gladson Cameli (PP).

Também ficou definido através de decreto que o Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 faria a atualização da resolução que põe a realização de cultos somente no nível amarelo no Acre.

Há dias, o assunto de liberar os templos religiosos foi usado de várias maneiras por políticos e próprios líderes religiosos que justificaram que as igrejas são atividades essenciais para a vida humana. Alguns encabeçaram verdadeira campanha contra um dispositivo emergencial vigente passando por cima da lei dos homens e de Deus no que diz respeito “a obediência às autoridades constituídas”.

Não muito distante dessa realidade, pré-candidatos a prefeitura de Rio Branco, visando às eleições e o apoio de grupos religiosos usaram as redes sociais para se manifestar favoráveis a abertura dos templos. Cada um ao seu modo, fizeram comparações entre a abertura do comércio e das atividades religiosas.

Até a flexibilização dos cultos e atividades religiosas, uma verdadeira via sacra foi seguida entre governo e líderes religiosos. Ocorreram muitas reuniões no gabinete do governador, videoconferência com o executivo e até protestos em avenidas da cidade de Rio Branco. 

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.