Petecão é o novo presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado

ASSESSORIA

O senador Sérgio Petecão (PSD) foi eleito, nesta terça-feira (23), o novo presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal. A comissão - considerada uma das mais importantes da casa - é responsável por aprovar projetos relacionados ao trabalho, previdência, assistência social, saúde, populações indígenas e outros temas.

Durante a gestão de Sérgio Petecão (2021-2023), a CAS será utilizada como instrumento para auxiliar o Acre e o Brasil no combate à pandemia e situações de calamidade. “Hoje o Acre é atingido por uma das maiores enchentes da nossa história; além disso, a COVID nos coloca em uma situação de quase colapso”, disse o senador.

Assim como o Acre, outros estados contabilizam aumento significativo no número de casos de COVID. “Estamos diante de um grande desafio à frente da CAS. O governo federal acena com a possibilidade de prolongar o auxílio emergencial e, em contrapartida, se pensa em realocar recursos da Saúde e da Educação. É uma questão que precisa ser discutida com muita responsabilidade”, afirmou Petecão.

Desde o primeiro dia no comando da CAS, Sérgio Petecão fez contatos com parlamentares para pedir apoio às ações da Comissão. "Vamos trabalhar. A responsabilidade é grande e precisamos sensibilizar as autoridades acerca da situação que o Acre e o País enfrentam", disse.   


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.