Qualquer ameaça ao eleitor será repudiada e investigada, diz Moraes

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, afirmou, nesta quinta-feira (22), que “qualquer ameaça ao eleitor será repudiada, investigada e a Justiça Eleitoral fará com que os responsáveis respondam por esse ato”.

A declaração do ministro ocorreu após a ministra Cármen Lúcia alertar que tem chegado a juízes e ao Supremo Tribunal Federal várias denúncias, representações sobre violências culturais a artistas brasileiros.

“Estamos em contato permanente com o MP, tivemos o procurador-geral eleitoral com o diretor da PF, com todos os comandantes das PMs. A dez dias das eleições, haverá eleições tranquilas e seguras para garantir a questão mais importante: a segurança do eleitor”, disse.

Segundo Moraes, o desrespeito aos artistas é um desrespeito ao patrimônio cultural histórico do país.

“Esse desrespeito não será tolerado. A coação não será tolerada. Essa coação não é física, mas moral. O medo que se coloca dessas covardes milícias digitais. Que são corajosos virtualmente e covardes presencialmente. Esse anonimato não é mais seguro. Nos preparamos para isso e nosso grupo de combate de desinformação se preparou”, afirmou.

Para a ministra Cármen Lúcia, o artista tem sido tratado como cidadão com possibilidade de contribuir mais com a humanidade.

“Não é possível que eles sejam ameaçados, censurados. Queremos que todos os cidadãos sejam livres no seu direito”.

 

[CNN]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.