TSE decide pela cassação do mandato dos deputados Manoel Marcos e Dra. Juliana

Marcelina Freire

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na noite desta terça-feira, 21, a cassação dos mandatos da deputada estadual, Juliana Rodrigues e do Deputado Federal, Manuel Marcos, ambos do Partido Republicano Brasileiro (PRB). Os dois chegaram a serem presos na operação  “Santinhos” da Polícia Federal  (PF) no Acre que investigava desvios recursos de campanha. 

A operação foi deflagrada em dezembro de 2018 quando os dois ainda eram deputados eleitos, ou seja, ainda não tinha sido diplomados. Durante a operação, mais seis pessoas foram presas, entre eles, dois filhos da Dra. Juliana. A investigação da PF identificou um desvio de 1,5 do fundo partidário e do fundo especial de financiamento de campanha. 

Os  deputados, Doutora Juliana e Manuel Marcos, foram julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em junho deste ano que decidiu pela cassação do mandato de ambos. Agora com a decisão do TSE, os parlamentares perdem o mandatos. Devem assumir, na câmara federal, Leo Brito do PT no lugar de Manoel Marcus e o juiz aposentado Pedro Longo na vaga deixada pela Dra. Juliana na assesmbléia legislativa do Acre.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.