Candidatos a prefeito em 12 municípios do Acre ainda aguardam o julgamento TRE

Por Wanglézio Braga

Candidatos a prefeito em 12 municípios do Acre estão aguardando o julgamento pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de suas respectivas candidaturas. Em consulta ao DivulgCand 2020, do TSE, na manhã de hoje (20) foi possível perceber que a grande maioria das chapas formadas nas cidades de Bujarí, Epitaciolândia, Jordão, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus,  Sena Madureira e Tarauacá constam com o status de ‘aguardando julgamento’.

No geral, 701 candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, em nosso estado, aguardam o sinal verde da corte de justiça eleitoral. Nas eleições desse ano, 3020 pessoas manifestaram intenção de concorrer a algum cargo eletivo no pleito que ocorrerá, no primeiro turno, no dia 15 de novembro.

Veja a lista das cidades e dos candidatos e seus partidos que aguardam o julgamento, ou seja, segundo o “DivulgaCand 2020”, os candidatos cujo pedidos ainda não foram julgados.

Bujarí

Os candidatos Jacaré (PSB), Missionária Fabrícia (SOLIDARIEDADE), Orlando Diniz (PT), Padeiro (PDT), Romualdo Araujo (PP) estão aguardando o julgamento.

EPITACIOLÂNDIA

Na fronteira, os candidatos Delegado Sérgio Lopes (PSDB), Everton Soares (PSL), Neide Flores (PT), Tião Flores (PP) também constam como aguardando julgamento.

Jordão

Na pequena cidade, os candidatos João da Manguaba (PL), Marcel Rither (PCdoB), Naudo Ribeiro (PDT), Professora Nágela (PT) e Zeina Melo (MDB) aguardam pelo julgamento do TRE.

Manoel Urbano

Os candidatos Pastor Aldemar (PSD) e Tanizo (MDB), esse último tenta a Reeleição, também aguardam a liberação.

MARECHAL THAUMATURGO

Os candidatos Carlene de Sá (PT), Isaac Piyako (PSD), Silvano Queiroz (PROS) seguem na lista com status ‘aguardando julgamento’. O candidato Itamar de Sá, do PT,  renunciou a intenção de concorrer ao cargo.  

PLÁCIDO DE CASTRO

Os candidatos Camilo da Silva (PSD), Gedeon Barros (PSDB) estão aguardando julgamento. Em compensação, outros dois candidatos já estão deferidos. Segundo o sistema do TSE, os deferidos são Candidatos regulares, com dados e documentação completos e que atendeu aos requisitos da candidatura, com pedido já julgado pela Justiça Eleitoral.

PORTO ACRE

Apenas os candidatos Bené Damasceno (PP) e Zé Maria (MDB) aguardam o julgamento da Corte Eleitoral. Três candidatos na cidade já tiveram o aval positivo.

PORTO WALTER

Os candidatos Arnoldo Lima (PROS) e Cesar Andrade (MDB) aguardam o parecer do julgamento pelo TRE.

RODRIGUES ALVES

Os candidatos Burica (PT), DR Emerson (PTB), Jailson Amorim (PROS), Jailson Eugênio (PSOL) seguem esperando o julgamento. Outros dois candidatos já tiveram o aval positivo da corte.

SANTA ROSA DO PURUS

Na cidade, todos os candidatos aguardam o sinal do TRE do Acre.  Na lista, constam Aldo Moura (PSDB), Assis Moura (PP) que busca a Reeleição, Odeiza Gomes (PROS) e Rivelino Mota (Solidariedade), Tamir de Sá (MDB).

SENA MADUREIRA

Na terra do Mandi, Gherlen Diniz (PP) é o único que aguarda o julgamento. Mazinho Serafim (MDB), que tenta a reeleição, já recebeu sinal verde do TRE.

TARAUACÁ

Por fim, na terra do abacaxi, os candidatos Abdias da Farmácia (DEM), Batista (PCdoB), Junior Feitosa (MDB), Maria Lucinéia (PDT), Professor Basto Viana (PSOL) e R SETE (PTB) aguardam os seus respectivos julgamentos. 

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.