Bolsonaro anuncia que reconduzirá Aras no comando da PGR

O presidente Jair Bolsonaro anunciou, nesta terça-feira (20), que encaminhou ao Senado a mensagem propondo a recondução do nome de Augusto Aras ao comando da Procuradoria-Geral da República (PGR), até setembro de 2023. Assim como em 2019, Bolsonaro ignorou a listra tríplice dos próprios procuradores, que escolheu Luiza Frischeisen para o caso. No comando do Ministério Público, Aras se manteve fiel a linha de pensamento do presidente Jair Bolsonaro - apesar da alegada independência do MP para investigar o governo e, em último caso, denunciar o presidente por crime de responsabilidade.

Por meio de assessoria, Augusto Aras se disse "honrado" com a recondução. “Honrado com a recondução para o cargo de procurador-geral da República, reafirmo meu compromisso de bem e fielmente cumprir a Constituição e as Leis do País”. Durante seu primeiro mandato, Aras solicitou arquivamento de investigações contra deputados bolsonaristas; pediu adiamento de investigações contra o presidente por prevaricação; acabou com a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, e se viabilizou como um dos nomes favoritos de Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF) - indicação que ficou com André Mendonça, seu AGU.

[Congresso em foco]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.